segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Considerações sobre o enfrentamento às ideias da blogueira


O direito de quem se manifestou contra Yoani é tão legítimo quanto o dela. Manifestantes que não a impediram de dizer coisa alguma, apenas demonstraram sua insatisfação sobre o que ela tem a dizer.

Yoani apresenta, assim como os diversos aparelhos ideológicos burgueses, uma visão distorcida sobre Cuba e, principalmente, uma ideia de socialismo descredibilizado e muito distante daquela que nós, defensores da mudança de sistema, discutimos no século XXI. 

A campanha ideológica, que Yoani também é porta-voz, descredita as mais concretas idéias de transformação da realidade. O socialismo que defendemos está muito distante daquilo que apregoam Yoani, Hollywood e a revista Veja.

Se a blogueira vivesse num lugar tão anti-democrático como prega, não teria tanto direito de expressar-se e, nós, que vivemos na "mais democrática das sociedades", não teríamos nossa voz emudecida ao expressar radicais divergências com a dissidente cubana. As manifestações contra a blogueira foram pacíficas, garantindo a outra versão de um fato, coisa que quem a financia não permite, não aceita.

O direito à liberdade é garantido a ela, ao senador e a máquina, mas quando se trata da juventude emitir uma outra versão, levantam-se vozes de um pensamento que mata, cerceia e oprime em nome da democracia. Yoani representa um sistema que, na prática, beneficia poucos em detrimento de muitos.

Nossa ordem é subverter essa equação, fazendo com que esses "poucos", recebam os mesmos tratamentos que receberão os "muitos", num lugar onde existirão apenas "todos e todas".

Isso que queremos construir não é um mundo de governos e partidos. Passa por esse último - na minha humilde opinião - o caminho revolucionário, mas o que almejamos é a liberdade dos povos. Para fazê-la material, muito ainda há pela frente, como o enfrentamento às formas de opressão e preconceito, sustentadas por essa falsa ideia de liberdade.

Clarissa Peixoto - Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário